E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.

Mateus 8:8

A FÉ QUE IMPRESSIONA

  O próprio Senhor Jesus Cristo ficou impressionado com as palavras e a fé desse centurião romano. Isso faz com que essa história seja digna de ser examinada de maneira mais profunda. O oficial veio ao Senhor com o pedido que Jesus curasse seu servo. Tal empatia com tão simples servo é impressionante em si mesma. Mas isso não era tudo. O centurião tinha certeza que Jesus Cristo poderia curar até mesmo à distância. Tal coisa nunca tinha sido ouvida, nem mesmo entre judeus crentes. É provável que nenhum judeu atribuiria àquele mestre, Jesus de Nazaré, tamanha habilidade. Mas o oficial romano expressou sua confiança em Jesus sem nenhuma reserva.

  Como se isso não fosse suficiente, ele acrescentou: “Também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz”. Em certa medida, ele estava dizendo: “Senhor, precisas apenas dar uma ordem. Da mesma forma que os meus subordinados me obedecem, o Senhor tem, de fato, autoridade e poder sobre todos”.

  Sua firme convicção na autoridade do Senhor era tal que Jesus proclamou publicamente a fé daquele homem. Só nos resta afirmar que o servo foi curado no exato momento que o centurião conversava com o Senhor Jesus.

  A história do centurião nos ensina uma importante lição. As pessoas dos nossos dias ainda podem ouvir e ler esse impressionante testemunho acerca de Cristo e seguir o Senhor com fé.