Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
Mateus 13:23
Uma boa terra
Nos anos 1930, um colportor havia conseguido vender uma Bíblia em um vilarejo remoto na Polônia. Quando retornou, três anos depois, ficou feliz em descobrir que nada menos do que duzentas pessoas haviam encontrado a fé viva em Cristo lendo aquela Bíblia.
Como somente tinham um exemplar disponível, eles tiveram a ideia de remover a encadernação e cuidadosamente dividir o livro em várias partes. Então, elas eram distribuídas entre os moradores, de modo que, aos poucos, todos se beneficiaram das diferentes partes.
Em uma reunião com esses crentes, o colportor sugeriu que cada um dissesse um ou mais versículos de cor. Um deles se levantou e perguntou: “Nós entendemos corretamente? Você quer dizer versículos ou capítulos?”
Para a surpresa do colportor, eles haviam aprendido de cor não apenas versículos individuais, mas muitos capítulos, até mesmo livros. Alguns lembravam de um evangelho, outros de uma parte dos Salmos ou de Gênesis. Juntos, os duzentos crentes conseguiam recitar praticamente a Bíblia inteira entre si. E isso era bom, porque a Bíblia original já estava tão gasta pelo uso diário e por ser repassada de casa em casa que estava quase ilegível.
Ali, a semente da Palavra de Deus havia caído em bom solo e produziu muitos frutos para Deus.
