Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
João 3:3
Verdadeira liberdade
Na nossa era, muitas pessoas estão presas a maus hábitos e vícios. Grandes esforços são empenhados para lhes ajudar, e com razão. Muitos cristãos consideram seu dever ajudar dependentes a se libertarem. A Bíblia não deixa dúvidas de que o pecado é escravidão. O Senhor Jesus Cristo disse: “Todo aquele que comete pecado é servo do pecado.” Isso se aplica a todos nós. Então, Ele acrescentou: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8:34,36).
Na verdade, é Satanás quem está por trás desses problemas. Portanto, a libertação verdadeira e total para o corpo e o espírito somente pode ser concedida por meio de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ninguém é capaz de derrotar a Satanás pelas próprias forças. Porém, Cristo alcançou essa vitória mediante a Sua morte na cruz. Por isso, é tão importante apresentar a mensagem do evangelho, que dá liberdade, àqueles que buscam ajuda, para que, por meio da fé no Filho de Deus, eles sejam nascidos de novo.
Muitos fracassos podem ser explicados pelo fato de ter ocorrido meramente uma melhoria externa, não uma renovação interna. Os dependentes reconheceram, pelo seu estado de ruína, que as coisas não podiam continuar como estavam. Porém, faltava a força, porque a renovação interna necessária não havia acontecido. Assim, não houve libertação genuína.
O ser humano sem Deus possui a essência depravada pelo pecado e é incapaz de melhorar a si mesmo. Por isso, a Palavra de Deus dá forte ênfase à necessidade de “nascer de novo”.
