De maneira que o Senhor não podia por mais tempo sofrer a maldade das vossas ações, as abominações que cometestes; por isso se tornou a vossa terra em desolação, e em espanto, e em maldição, sem habitantes, como hoje se vê. Porque queimastes incenso, e porque pecastes contra o Senhor.
Jeremias 44:22-23
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS (Leia Jeremias 44:11-23)
O povo deliberadamente escolheu servir aos ídolos, como fizeram os seus pais, e eles não se envergonham em dizer isso. É uma rebelião aberta contra o Senhor. Quão grande foi a decadência na qual o povo caiu, moralmente falando, desde Josué 24 quando Israel, tendo subido do Egito para Canaã, estava seguindo o exemplo de seu líder e fez a promessa: “Longe de nós o abandonarmos o Senhor para servirmos a outros deuses… nós também serviremos ao Senhor, pois ele é o nosso Deus” (Js 24:16,18). Além disso, com a fé totalmente corrompida, esses judeus atribuem sua atual miséria ao fato de eles terem parado de reverenciar a «Rainha dos Céus» (veja 7:18). Mesmo que o Senhor os tenha advertido acerca da espada, a peste e a fome que os aguardava no Egito, o momento em que esses males surgem, eles os usam como desculpa para começar a oferecer seus sacrifícios a esses ídolos novamente! Quantas pessoas arrazoam da mesma forma: Deus não me deu o que eu queria! Não importa, vou mudar para o mundo (do qual o Egito é um tipo), ele vai me dar o que eu quero.
Miserável coração humano! Esses versículos nos ensinam que ele pode ser cegado tanto pelo orgulho da incredulidade como pela maior das superstições (2 Co 4:4).
