Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.
Provérbios 8:36
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS (Leia Jeremias 44:1-10)
O Senhor já havia perguntado no início deste livro: “Que lucro terás indo ao Egito para beberes as águas do Nilo?” (2:18). Ele sabia muito bem do porquê não queria esta viagem para o Egito (veja Dt 17:16). A terrível idolatria de Judá, em particular desde o tempo de seu rei Manassés, tem sido a razão para os julgamentos que tinham acabado de sobrevir a eles. Agora o Egito também estava entregue aos ídolos (ainda que eles tenham nomes diferentes) e as pessoas estavam correndo o risco de se tornarem ainda mais corrompidas lá. Isso certamente provou ser o caso! Podemos ter a certeza de que quando uma porta se fecha para nós, Deus quer nos proteger dos perigos que Ele saber que existim, mesmo que, no momento, não entendemos Suas razões. Ao confiar e agir em nossa própria sabedoria, só podemos prejudicar grandemente a nós mesmos.
“Por que fazeis vós tão grande mal contra a vossa alma?” (v. 7 – ERC), pergunta o Senhor ao povo aqui. Não podemos esquecer que é à nossa alma que fazemos o mal quando não realizamos a vontade do Senhor (Pv 8:36; Hc 2:10).
Apesar de todas as lições dolorosas que recebeu, este povo de dura cerviz, os judeus, ainda não tinha se humilhado; seu orgulho não estava quebrado (v. 10; 43:2).
