Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos... E voltaram os setenta com alegria.

Lucas 10:3;17

Oposição ao serviço do Senhor

O Senhor Jesus conhecia muito bem a hostilidade deste mundo. Ele a experimentara muitas vezes e sabia «o que havia no homem» (Jo 2:25). No entanto, cada cidade e vilarejo deveria ouvir a mensagem de paz. As pessoas deveriam saber que «já o reino de Deus é chegado a vós» (Lc 10:11) e preparar-se para ele. Assim, o Senhor enviou setenta discípulos. Ele não ocultou o fato de que eles encontrariam forte resistência. Eles se sentiriam como «cordeiros entre lobos».

Em Israel, o lobo era um dos maiores inimigos das ovelhas. Escapar dele era difícil, uma vez que eles caçavam em matilha. O Senhor sabia sobre lobos gananciosos: eram pessoas que miravam nEle e nos Seus e buscavam matá-los. Quem poderia resistir aos seus ataques? Certamente, ovelhas inofensivas seriam as últimas capazes, se o Bom Pastor não as protegesse. E foi justamente o que aconteceu no nosso capítulo.

Os setenta retornaram alegres. Nenhum havia sido dilacerado pelos lobos, nem um único. Eles naturalmente haviam enfrentado oposição, mas sentiram que o Senhor estava com eles, já que eles haviam ido «adiante da sua face» (v.1). Esse sempre é o caso. A serviço do Senhor, não seremos poupados de inimizade. Um sem-número de crentes na longa história da Igreja confirmará o fato.

O Senhor continua enviando Seus servos. E o mundo tampouco mudou, ainda que em muitos lugares se encontre antes indiferença do que hostilidade. Mas quem nunca experimentou que o Senhor forneceu tudo que era necessário, para que possamos retornar do serviço a Ele «com alegria»?