Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo.
Ezequiel 18:31
Consertar o antigo ou trocar por algo novo?
O evangelista inglês C.H. Spurgeon relatou uma vez acerca de um cidadão simples que possuía uma espingarda em estado deplorável. Certo dia, ele decidiu mandar consertá-la. Assim, levou-a para um armeiro que a examinou e chegou à conclusão: «Sua espingarda está gasta pelo uso. Na verdade, seria perigoso atirar com ela. O que de fato deseja consertar?»
«Bem», disse o cidadão, «acho que precisa de uma nova coronha, um novo cano e um novo gatilho. Então, tudo deve estar certo novamente.»
«Mas então, você pode muito bem comprar uma espingarda nova «, disse o armeiro. «Você tem razão», teve que admitir o cidadão, «uma coronha, um cano e um gatilho realmente equivalem a uma nova espingarda. Então, dê-me uma nova.»
Mesmo quando se trata de nós mesmos e nosso estado moral, nós, seres humanos, gostamos de testar todas as possibilidades de consertar as coisas. Queremos melhorar nossa natureza pecaminosa e fazer nosso melhor para conduzir uma vida melhor. Porém, o que realmente necessitamos é uma nova criação! Deus está esperando que reconheçamos o fato e não depositemos mais a nossa confiança em nós mesmos, e sim em Jesus Cristo, o Filho de Deus.
«Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo» (2 Co 5:17).