Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.
Salmo 40:4
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS (Leia Jeremias 38:1-13)
Os príncipes estão furiosos com Jeremias, a quem eles acusam de ter uma atitude derrotista. Eles obtêm do rei a autorização de que necessitam para lançá-lo na cisterna e deixá-lo lá para morrer. Como é grande o sofrimento do homem de Deus naquela cisterna vil e lamacenta. Mas ele clama ao Senhor e recebe esta resposta preciosa: “Não temas” (leia Lm 3:52-57). O resgate está a caminho. Deus tem preparado um instrumento para realizá-lo: alguém que nem mesmo era do povo, um servo etíope da corte chamado Ebede-Meleque (ele nos lembra o jovem que Deus usou para resgatar Paulo: At 23:16). Zedequias pode ser influenciado para o bem assim como o mal, e se permite ser influenciado em sua decisão. Percebemos a operação difícil para conseguir tirar Jeremias do poço escuro, o que serve para sublinhar a devoção de Ebede-Meleque.
Acusado falsamente, espancado e lançado nesse terrível poço, Jeremias é aqui um tipo do Senhor Jesus. O final do versículo 6 nos lembra Salmo 69:2: “Estou atolado em profundo lamaçal, que não dá pé”. É uma figura do sofrimento e morte de Cristo. E o versículo 13 pode ser comparado com o início do Salmo 40, relativo à Sua ressurreição: “Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama”.