E mandou o rei Zedequias soltá-lo; e o rei lhe perguntou em sua casa, em segredo, e disse: Há porventura alguma palavra do Senhor? E disse Jeremias: Há. E disse ainda: Na mão do rei da Babilônia serás entregue.

Jeremias 37:17

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS (Leia Jeremias 37:1-21)

O capítulo 37 nos leva de volta ao tempo de Zedequias. Não tão mau como o seu antecessor – porém mais fraco do que ele –, este rei também se recusa a ouvir as palavras do Senhor. Isso não o impede, como no capítulo 21, de consultar a Jeremias e o chamar para ajudá-lo. Muitas vezes estamos mais inclinados a fazer exigências do Senhor do que escutar o que Ele quer nos dizer. Mas se queremos que Ele responda às nossas orações, vamos começar por obedecê-Lo! (Jo 15:7).

Por um momento os eventos parecem contradizer o que o profeta declarou. Em vez de tomar Jerusalém, os caldeus, sob a ameaça do exército egípcio, levantaram o cerco e foram embora. A cidade parece estar segura. O Senhor lembra a Jeremias que isso é apenas uma situação a curto prazo! Jeremias pensa em se beneficiar disto ao deixar a cidade condenada, mas ele é reconhecido, trazido perante os príncipes e acusado de traição. Na época de Jeoaquim, os príncipes pareciam ser mais simpáticos do que o rei (36:19). Durante o de Zedequias é o oposto. Quando Jeremias foi espancado e preso pelos príncipes, o rei planeja um encontro secreto com ele e depois melhora as condições de seu cativeiro.