Estando vós mortos em ofensas e pecados... Mas Deus... estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).

Efésios 2:1;4-5

Antes mortos, agora vivos

Muitas pessoas cuja vigor nos leva a considerá-las cheias de vida, do ponto de vista de Deus, estão moralmente mortas «em ofensas e pecados», como o versículo de hoje afirma. Não poderia ser de outro modo.

O que Deus deve fazer com as pessoas que não se importam com Ele e O ignoram totalmente? Que utilidade Ele tem para pessoas que basicamente negam a Sua existência ou vivem secreta ou explicitamente em rebelião contra Ele? Mesmo as chamadas pessoas boas muitas vezes deixam de perguntar qual a Sua vontade, mesmo se não estiverem cientes disso.

Uma vez que todos têm um sem-número de ofensas e pecados contra Deus na sua lista, mesmo os melhores são pecadores e, portanto, estão mortos e são inúteis para Deus. Podemos não gostar desse diagnóstico, e felizmente não é o veredito final que a Bíblia tem a dar sobre esse assunto.

Mesmo se pessoas nesse sentido estiverem mortas para Deus, não significa que elas sejam irrelevantes para Ele. Elas podem não achar fácil de entender. Um dos mistérios acerca de Deus é que Ele se importa conosco. Ele busca os perdidos e aqueles que estão mortos nesse sentido para vivificá-los, de modo que possam ter uma comunhão harmoniosa com Ele como Seus filhos.

Somente Deus é capaz de realizar esse milagre de gerar vida, vida eterna, a partir da morte: Ele o faz ainda hoje por meio do Salvador Jesus Cristo.