Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? Diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? Diz o Senhor.

Jeremias 23:24

Jamais fora de vista

Com este versículo da Bíblia, Deus faz uma declaração impressionante sobre Si mesmo: nada na terra escapa aos olhos dEle. O que jamais se poderia dizer de qualquer criatura, quer sejam seres humanos ou anjos, vale para Deus. Ele é onisciente e onipresente. Tentar fugir de Deus ou esconder-se dEle não dará certo.

Nos corações dos pecadores, a ideia de um Deus onisciente somente pode despertar medo. É por isso que eles tentam se esconder dEle, como Adão e Eva fizeram no jardim do Éden após desobedecer a Ele (cf. Gn 3:8). Não há nenhum lugar na terra, e de fato no universo inteiro, onde Deus não possa nos observar ou onde Ele não esteja presente. Davi expressou isso de forma eficaz em um salmo: «Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também» (Sl 139:7-8).

Em contraste, a onisciência e onipresença de Deus já não enchem mais os Seus filhos de terror. Eles sabem que seus pecados foram perdoados com base na obra de redenção do Senhor Jesus na cruz. O fato de que Deus os vê é um grande conforto para eles, porque Deus se tornou seu Pai por meio de Jesus Cristo, e Ele nunca os perde de vista. Os filhos de Deus se alegram pelo fato de que Seus olhos «passam por toda a terra, para mostrar-se forte» para com eles (2 Cr 16:9). Ele usa Seu poder ilimitado, divino em favor deles.