Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo indescritível e glorioso.

1 Pedro 1:7-8

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS (Leia Jeremias 35:1-11)

Desta vez, Jeremias tem uma tarefa a fazer que parece ser mais animadora. Deus disse a ele para convidar os membros da casa dos recabitas para ir à casa do Senhor para serem colocados à prova. Será que eles vão beber do vinho que o profeta lhes oferece? Esses homens firmemente recusam as taças cheias de vinho que lhes são oferecidas, e explicam o porquê. Como verdadeiros nazireus, eles fizeram voto de se abster daquilo que fala dos prazeres deste mundo (Nm 6:1-4). Além disso, de acordo com o caráter de estrangeiros na terra onde estão apenas de passagem, que não semeiam, não plantam e nem edificam casas, mas habitam em tendas. Todo este comportamento preservado por eles, foi-lhes ordenado pelo seu ancestral, Jonadabe, esse homem fiel que em 2 Reis 10:15 nos é apresentado mantendo-se fiel ao Senhor.

Muitos de nós tivemos pais ou avós que nos ensinaram – mesmo nem sempre compreendendo – acerca da separação deste mundo onde o cristão é um estrangeiro como era o seu Senhor. Esta separação deve ser praticada mais do que nunca as vésperas de Seu retorno (Ap 22:11-12). Ele não pede que nos abstenhamos das alegrias do mundo sem primeiro ter-nos dado, em Si mesmo, uma «alegria indizível e cheia de glória» (1 Pe 1:8).