O grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo.
Apocalipse 12:9
O diabo existe?
«Com certeza, você não acredita honestamente no diabo?» De tempos em tempos, os cristãos têm de responder a esta pergunta, seja ela feita em uma atitude de surpresa ou desprezo. Vamos tecer três comentários sobre o assunto:
- Se considerarmos a influência que o ocultismo e o esoterismo têm hoje em dia com todas as suas terríveis consequências, dificilmente se pode negar a existência de seres demoníacos, diabólicos.
- Não nos referimos à existência do diabo como ele é retratado em muitas imagens e lendas. Aquele ser ridículo, horripilante com cascos de cavalo, cauda e tridente que atormenta as pessoas no inferno com uma legião de diabos subordinados é pura fantasia. Ele não é o diabo como a Bíblia o descreve.
- Satanás, o grande adversário de Deus, realmente existe; Deus diz assim na Sua Palavra. Às vezes, ele recebe nomes simbólicos na Bíblia: o grande dragão por causa da sua crueldade, a antiga serpente por causa de sua astúcia. No entanto, ele tem outros nomes que denominam pessoas: o diabo (causando confusão), Satanás (o antagonista). Em outros lugares, ele é chamado de «deus deste século» (2 Co 4:4).
- Há Um que derrotou o diabo e despojou-o de seu poder: Jesus Cristo, o Filho de Deus. E todos que creem nEle como seu Salvador foram libertos do poder de Satanás. Tudo isso é resultado da morte de Cristo na cruz e Sua ressurreição. Por isso, ele merece gratidão eterna.