E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

Mateus 16:19

O reino dos céus e o céu

Quem deseja compreender devidamente esta comissão que o Senhor deu a Pedro não deve confundir o reino dos céus com o próprio céu. O reino dos céus é na terra. É o reino de Deus na sua atual forma, enquanto Cristo, o Rei estiver no céu e prossegue até Ele se manifestar para estabelecer Seu reino na terra.

Quando Jesus Cristo vivia na terra, os judeus esperavam pelo reino de Deus em poder e glória visível. Os profetas o haviam anunciado dessa forma. Porém, a multidão estava sob a influência dos líderes religiosos e rejeitou a Cristo. Eles permaneceram infiéis e crucificaram o seu Rei. Assim, o reino assumiu a forma de um mistério conhecido apenas pelos crentes. Após o retorno de Jesus Cristo ao céu, Pedro deveria começar a anunciar o evangelho sob essas novas condições e, assim, abrir o reino dos céus.

Foi o que ele fez, usando as «chaves» confiadas a ele. Por meio do seu ministério, Pedro abriu caminho para o reino dos céus primeiramente aos judeus, depois aos samaritanos e, por fim, às nações (cf. At cp. 2; 8:4-17; 10). Todos que reconhecerem o Senhor Jesus como Salvador enviado por Deus agora podem entrar nesse reino.

De modo algum, Jesus Cristo, deu a Pedro autoridade sobre a entrada no céu em si. Isso somente pode ser obtido pela fé em Cristo, o Senhor e Redentor.