Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.

Atos 1:8

Recebendo o Espírito Santo

Quando o Espírito Santo desceu à terra no Pentecostes, as consequências foram avassaladoras. Após a crucificação do Senhor Jesus, Seus discípulos haviam se escondido atrás de portas trancadas por medo dos judeus. Agora, porém, eles pregavam publica e livremente o evangelho de Jesus Cristo, o nazareno crucificado.

Não era meramente um entusiasmo momentâneo, como um fogo de palha. A solenidade da pregação de Pedro em Atos 2 e o posterior testemunho dos primeiros cristãos nos capítulos seguintes mostram o profundo efeito do acontecimento. O Espírito Santo agora habitava neles e os equipava, seres humanos frágeis que eram, com poder divino.

O seu público também sentia esse poder. A Palavra de Deus penetrou nos seus corações e despertou as suas consciências. Eles obedeceram ao apelo dos apóstolos, se converteram a Deus e receberam o Espírito Santo.

Isso ainda se aplica hoje. O Espírito Santo habita em todo aquele que crer em Cristo e na Sua obra de redenção. Ele age por meio de seres humanos frágeis. Somente há obstáculos quando as pessoas insistem em contradizer ou desobedecer a Palavra de Deus.

O efeito sobre aqueles que ouvem também é semelhante. Ninguém seria salvo se o Espírito Santo e a Palavra de Deus não falassem aos seus corações e às suas consciências.