Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice.

2 Timóteo 1:5

Um legado de fé

O escritório da Mission for Sailors em Seward, Alasca, é um ponto de encontro popular para tripulações de cruzeiros que atracam no porto local. Todo marinheiro, não importa sua nacionalidade, é calorosamente recebido ali. Ele pode ligar para casa ou enviar uma mensagem à sua família. Bíblias e literatura cristã em vários idiomas e dialetos estão disponíveis para eles. Para alguns, é o primeiro contato com a Palavra de Deus; para outros, um lembrete do seu passado.

Certo dia, um marinheiro estava examinando uma estante cheia de Bíblias com interesse e fascínio. Por fim, ele pegou uma Bíblia infantil em polonês, começou a lê-la e depois de um tempo disse: «Minha avó costumava ler essa Bíblia ilustrada para mim.» A expressão no rosto dele mostrava o quanto essa lembrança continuava vívida.

Os colaboradores da missão ficam surpresos uma e outra vez em ver com que frequência os marinheiros se lembram da fé de sua mãe ou avó. Eles mencionam a influência que essas pessoas tiveram na vida deles por meio do seu amor e seu relacionamento com Deus. Não era uma fé superficial, mas um suporte sólido nas suas vidas. Foi isso que a tornou inextinguível na sua memória.

Conta-se que na Rússia e em outros países onde os cristãos eram e ainda são perseguidos, a fé cristã sobreviveu por causa das avós. Elas mantiveram a chama da fé acesa por décadas e contaram aos seus netos sobre Deus com amor e coragem.