Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Provérbios 3:5-6

A fé é um salto no escuro?

A fé definitivamente não é um salto no escuro! Porém, deve ser uma fé baseada em fatos consistentes e no testemunho confiável de Deus. Todos devem examinar e aceitá-los. Ninguém poderá acusar a Deus de não ter dado um testemunho apropriado de Si mesmo.

Por outro lado, nosso próprio raciocínio nunca será capaz de compreender a Deus. Argumentos lógicos nunca bastariam para nos convencer absolutamente; portanto, Deus se dirige ao nosso coração e à nossa mente por meio da Bíblia. Assim como uma criança assimila e confia nas explicações do seu pai, nós também devemos simplesmente aceitar o que Deus nos revelou. A salvação pode ser obtida somente por meio de um ato no qual nossa consciência, nossa vontade e nossas afeições estejam igualmente envolvidas.

Na visão daqueles que estão perdidos, a fé no Cristo crucificado é loucura. Para o crente, porém, é a certeza libertadora que convence o seu coração.

No entanto, a fé não salva por ser harmoniosa, lógica, atraente ou mesmo convincente. A fé salva porque Deus o instituiu dessa maneira. Deus deseja que todos sejam salvos. Por isso, Ele ordena que todos se arrependam (cf. 1 Tm 2:4; At 17:30).

Quem não crer nEle, mudar totalmente sua forma de viver e se voltar para Deus, de fato é desobediente a Deus.