[Jesus] chegou à sua pátria, e… começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? E que sabedoria é esta que lhe foi dada?... Não é este o carpinteiro?
Marcos 6:1-3
Carpinteiro ou Filho de Deus?
Jesus Cristo! A maioria das pessoas conhece o nome dEle. Mas quem de fato O conhece? Ele cresceu na cidade de Nazaré, que na época era insignificante. Marcos inicia o seu relato no 30º ano de vida de Jesus, quando Ele iniciou Seu ministério público. Entre os Seus contemporâneos, o Senhor Jesus se manifestou como o Messias (Cristo) há muito esperado, que havia sido enviado para a salvação deles. Deus havia providenciado que, antes da Sua aparição, houvesse pessoas que se referissem à Sua Pessoa: os profetas do Antigo Testamento e, mais tarde, Simeão e Ana em Jerusalém, João o batista e outros. Ele não era uma pessoa totalmente desconhecida.
E quanto à afirmação do Senhor Jesus de que Ele era o Filho de Deus? Havia indícios claros disso também. Juntamente com o testemunho bastante conhecido do Antigo Testamento, havia os sinais e milagres do Senhor e, finalmente, a voz de Deus vinda do céu em certas ocasiões. A reação irritada dos habitantes de Nazaré é compreensível? Eles imaginavam conhecê-Lo, uma vez que Jesus Cristo havia vivido e trabalhado discretamente entre eles por muitos anos.
A afronta se mantém até hoje. No entanto, antes de uma pessoa se unir às alegações duvidosas dos oponentes dEle, deve considerar a Sua morte impressionante na cruz, Sua ressurreição testemunhada por tantos e as inúmeras pessoas cujas vidas foram transformadas para melhor por Ele. Carpinteiro ou Filho de Deus? A fé responde: “Senhor meu, e Deus meu!” (Jo 20:28).