Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus. Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.
1 Pedro 2:18-19
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS (Leia Jeremias 27:12-22)
Jeremias, então, fala primeiro ao rei de Judá, em seguida, aos sacerdotes. Em duas oportunidades, Nabucodonosor já havia tirado alguns dos utensílios do templo. Longe de devolvê-los, ele organiza um terceiro e último saque quando Zedequias e o remanescente de seu povo são levados cativos (2 Cr 36:7,10,18). Podemos pensar que o coração do povo estava afeiçoado a esses objetos mais por orgulho nacional do que como sendo um meio de oferecer adoração ao Senhor. Não é diferente hoje em dia. Muitas pessoas têm muita predileção pelas formas da religião chamada cristã, embora haja muito pouco interesse quanto ao servir a Deus segundo a Sua vontade.
Jeremias nunca deixa de pregar acerca da submissão à autoridade que o Senhor tem estabelecido, neste caso a do rei da Babilônia. “Porque não há autoridade que não proceda de Deus… De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus” (Rm 13:1-2). Quer sejam pessoas do Governo, os magistrados, os pais ou patrões (mesmo que eles sejam duros e injustos: 1 Pedro 2:18), essa mensagem ainda se aplica a nós hoje.
A profecia neste capítulo não termina sem que Deus anuncie que um dia Ele mesmo se encarregará dos utensílios do templo e os devolverá ao seu lugar. Isto aconteceu em Esdras 1:7; 7:19.