Este Esdras subiu de Babilônia; e era escriba hábil na lei de Moisés, que o Senhor Deus de Israel tinha dado.
Esdras 7:6
Seguindo as instruções de Deus coletivamente
Após os 70 anos de exílio no cativeiro na Babilônia, muitos judeus aproveitaram a oportunidade dada a eles de retornar a Jerusalém. Sob a liderança de Zorobabel, cerca de quarenta mil já haviam se estabelecido ali e reconstruído o templo. Não havia como compará-lo àquele que Salomão havia construído. Porém, continuava sendo a casa de Deus, onde eles podiam levar seus sacrifícios de acordo com as instruções das Escrituras.
Alguns anos mais tarde, um grupo menor migrou para Jerusalém com o escriba Esdras. Eles também desejavam participar do culto judaico a Deus de acordo com os Seus mandamentos.
Assim como os israelitas tinham o templo de Deus em Jerusalém, hoje há um local onde o Senhor Jesus prometeu Sua presença (cf. Mt 18:20). Podemos nos reunir em Seu nome e realizar Seus pensamentos e desejos como Sua Igreja. Para poder fazer isso, é necessário conhecer bem a Bíblia e considerá-la tal como dada por Deus, assim como Esdras fez. Ela também contém as instruções sobre a forma da comunhão cristã.
Em meio às nossas falhas, o testemunho visível da Igreja de Deus diminuiu e enfraqueceu-se. No entanto, as promessas divinas continuam sendo válidas, desde que humildemente obedeçamos ao ensino bíblico. Ainda hoje, podemos experimentar Sua bênção, ao nos reunirmos em torno do Senhor Jesus para nos lembrarmos dEle na Sua morte, ouvirmos Sua Palavra e orarmos a Ele.