Também vos enviou o Senhor todos os seus servos, os profetas, madrugando e enviando-os.
Jeremias 25:4
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS (Leia Jeremias 25:1-14)
O capítulo 25 volta ao reinado de Jeoaquim. Jeremias já tem estado profetizando por vinte três anos. Em sua devoção e amor pelo povo, ele se levanta de madrugada para apelar à consciência deles (v. 3). A paciência de Deus estava chegando ao fim. Cada dia podia ser o último. Portanto, o homem de Deus se sentiu forçado, desde a madrugada, a ir e entregar a sua mensagem. É notável que a mesma expressão é frequentemente usada referindo-se ao Senhor (aqui no v. 4). Ele também levanta de madrugada para enviar Seus servos. Estamos nós preparados a essa hora da madrugada quando os trabalhos são dados? Imitemos o perfeito Servo, cuja incansável atividade começa de madrugada (Jo 8:2) ou até mesmo antes disso (Mc 1:35).
Deus, em Sua graça, define um limite de tempo para o cativeiro na Babilônia: setenta anos. Quando esse tempo se aproxima, Daniel lê esta profecia e a usa para dar aos cativos de Israel o sinal e exemplo de humilhação (Dn 9:2).
Então, já no final do capítulo, Deus amplia Sua declaração no versículo 14, mostrando como Ele irá punir as nações que não temiam escravizar e oprimir o Seu povo.