Noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); aprovando o que é agradável ao Senhor.

Efésios 5:8-10

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS (Leia Jeremias 24:1-10)

A visão do capítulo 24 acontece num tempo quando Nabucodonosor já tinha levado cativo parte de Judá com seu rei Jeconias para Babilônia (22:24-25). Dois cestos de figos aparecem diante do profeta. Os do primeiro são muito bons; os do outro são ruins e não comestíveis. Ao contrário do que podemos pensar, os figos ruins representam os habitantes de Judá que permaneceram na terra, enquanto os bons representam os que foram “exilados”. O Senhor fará com que estes prosperem e depois os trará de volta no tempo determinado. Apesar de angustiante, estar sendo arrancado de sua terra e costumes, é de acordo com a vontade de Deus e vai resultar em bênção para eles.

Entre as promessas que foram feitas a eles, a mais preciosa é certamente a que está no versículo 7: “Dar-lhes-ei coração para que me conheçam”. É por meio do coração e não pela inteligência que o homem vem conhecer a Deus.

Observe que não há um terceiro cesto de figos. De modo geral, não há posição intermediária diante de Deus. Da mesma forma Ele só vê as pessoas vivas e mortas, entre os homens de hoje, “filhos da ira” e “filhos da luz” (Ef 2:3; 5:8). Em qual lado você está?