Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.
Tiago 5:10
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS (Leia Jeremias 20:1-18)
Dizer ao mundo a verdade acerca de sua condição atrai sua ira. O profeta tem essa dolorosa experiência. Os projetos que vimos tramados contra ele nos capítulos 11:19 e 18:18, são agora concretizados. Jeremias é açoitado e torturado por Pasur. Quem era este homem? Ele era o principal dos sacerdotes (v. 1), e, além disso, um dos falsos profetas (v. 6; 14:14) que, diferentemente de Jeremias, desfrutava pleno favor do povo. Este homem por sua vez ouvirá uma verdadeira profecia pronunciada contra ele.
Jeremias nos faz recordar das exortações em Tiago 5:10. Ele é uma figura do Senhor Jesus. Sozinho, ele proclamou a verdade, e foi odiado e ferido por causa disso (e isso por um dos sacerdotes). Objeto de zombaria (ludíbrio – v. 8) e vergonha, a palavra de seu Deus está nele “como fogo ardente” (v. 9). Ele é constrangido pelo amor pelo Senhor e por Seu povo. Apesar disso, Jeremias está longe de ser como o perfeito Exemplo! Ele manifesta amargura e, como Jó (Jó 3:1), amaldiçoa o dia em que nasceu. Não se via nele graça para com seus inimigos.
Leitor, podemos lhe fazer uma pergunta? Você de fato tem sido persuadido pelo Senhor? Ele tem sido o mais forte e tem prevalecido? (v. 7; veja Fp 3:12).