Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.
2 Coríntios 8:9
A graça do nosso Senhor Jesus Cristo
O texto de hoje da Bíblia foi escrito pelo apóstolo Paulo aos crentes em Corinto. Era por um bom motivo que ele direcionava a atenção deles à graça do Senhor Jesus. Os coríntios não eram relutantes em atender a ideia de auxiliar os crentes necessitados. Algum tempo atrás, eles haviam decidido colocar isso em prática. Porém, não passava disso. Alguma outra coisa senão uma consciência renovada da graça do Senhor Jesus Cristo poderia motivá-los a irem além?
Este versículo, que é uma verdadeira pérola na segunda epístola aos coríntios, é um resumo da doutrina do Novo Testamento quanto à pessoa do nosso Salvador.
«Sendo rico». Isso nos leva de volta ao passado na eternidade e revela Sua glória divina. «No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez» (Jo 1:1-3).
«Por amor de vós se fez pobre». Essas palavras abrangem Sua vida, Seu sofrimento e Sua morte na cruz, tais como os quatro evangelhos os descrevem para nós.
«Para que pela sua pobreza enriquecêsseis». Isso se refere à plenitude da bênção e glória que nos foi trazida por meio dEle e nEle. Nossas riquezas são expostas nas epístolas e no livro de Apocalipse.
A história inteira do nosso maravilhoso Senhor e Salvador é, portanto, a máxima expressão da graça.