[Deus] não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-nos chuvas e tempos frutíferos.
Atos 14:17
A revelação de Deus
Nenhum ser humano pode ver a Deus. Isso significa que Ele não existe? Seria uma conclusão tola. Mesmo não podendo vê-Lo, Ele revelou Sua existência de diversas maneiras.
Por meio da criação. Reconhecemos o Mestre pelo Seu trabalho. O que se pode conhecer sobre Deus está manifesto, “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” (Rm 1:19-20).
Por meio da nossa consciência e experiência pessoal. Deus deu a consciência ao ser humano como indicador de bem e mal (cf. Rm 2:15). Nas circunstâncias da nossa vida, Ele revela Sua bondade (cf. Mt 5:45; At 17:25).
Por meio do cumprimento da profecia. Deus, o único a saber o que o futuro reserva, nos deu muitas profecias na Bíblia. “Lembrai-vos… eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio” (Is 46:9-10).
Por meio de Jesus Cristo, Seu Filho. NEle, Deus se revelou plenamente. “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (Jo 1:18). Deus de fato revelou a Si mesmo. Todo aquele que desejar pode conhecê-Lo e experimentar Sua presença.