E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor... porém leproso.
2 Reis 5:1
O PECADO ESCONDIDO
Naamã era realmente um homem importante. Seus sucessos militares lhe trouxeram grande respeito. Quase tudo deu certo para ele. Ele ocupava um cargo elevado e sua competência era reconhecida. Mas, em uma frase breve, a Bíblia acrescenta seu único defeito: “porém leproso”. Esta terrível doença claramente ainda estava em um estágio em que ele poderia escondê-la.
Na Bíblia, a lepra é uma figura do pecado. Pessoas respeitáveis são boas em manter seus pecados ocultos, assim como Naamã fez com sua lepra. Mas ela estava lá mesmo assim!
Hoje em dia muitas pessoas questionam o termo “pecado”. Eles permitem tudo, desde que não prejudique ninguém. O que vai além de sua aceitação pode ser escondido. Não é da conta de ninguém. No caso de Naamã, alguém próximo a ele se atreveu a mencionar seu problema. Era uma jovem, uma prisioneira trazida de Israel para trabalhar em sua casa. Ela não apenas mencionou a questão, mas também deu alguns conselhos para ele. Ela lhe contou sobre o profeta de Deus que poderia curá-lo. O resto da história você pode ler na Bíblia. A cura veio quando aquele grande homem estava preparado para descer de seu pedestal e não encobrir mais nada, e então fazer o que o profeta lhe ordenou. Hoje temos alguém que ainda pode curar a “lepra” do pecado. É Jesus Cristo, o Salvador do mundo. Ele morreu na cruz pelos pecados de todos os que colocam sua fé nEle. Quem vier a Ele, confessando sua culpa pelo pecado, obterá perdão e será curado dessa doença que leva à morte, morte eterna.