Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.
Colossenses 2:8
FILOSOFIA E TRADIÇÃO RELIGIOSA
Por meio da filosofia, estudiosos astutos se esforçam para explicar tanto a origem quanto o propósito do mundo e da humanidade, mas nesse processo excluem Deus. Isso torna o homem o centro das atenções. A lógica da argumentação filosófica atrai especialmente aqueles que desejam apreender as coisas com seu entendimento. Com “vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo”, a Bíblia se refere às religiões e tradições criadas pela humanidade. Poderíamos incluir o Judaísmo e o Cristianismo tradicional neste título.
A filosofia e a tradição religiosa são elementos do mundo. A Bíblia nos adverte contra eles. O que há de tão ruim neles? Eles são um produto da mente humana, na qual Deus e Seus pensamentos não têm lugar, mas nos quais o pecado pode operar sem impedimentos.
Quando o apóstolo escreve “Tende cuidado”, ele está nos advertindo seriamente. Como cristãos, não pertencemos ao mundo, embora vivamos nele e sejamos afetados por nosso meio ambiente diariamente. Com que facilidade a filosofia pode nos cegar ou as tradições religiosas nos impressionar. Como consequência, somos afastados do Senhor Jesus e nossa fé na Palavra de Deus sofre. Tenhamos cuidado com esse engano!
Além disso, a filosofia e a tradição religiosa impedem muitas pessoas de depositar sua fé em Jesus Cristo, o Redentor. Inteligência e religião espúria costumam ser um obstáculo intransponível.