E, tratando ele [Paulo] da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro, Félix, amedrontado, respondeu: Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei.

Atos 24:25

PROCRASTINAÇÃO, O LADRÃO DO TEMPO (1)

A maioria de nós conhece esse problema: temos uma tarefa desagradável para realizar e adiamos; ou temos que tomar uma decisão com consequências de longo prazo, mas não conseguimos nos decidir.

Um estudante guarda seu dever de casa sem fazê-lo; ele odeia o assunto! Uma dona de casa deixa de passar as roupas; é um trabalho chato. Adiamos a ida ao dentista porque temos medo. Pode ser que o que adiamos se endireite em certas circunstâncias de nossas vidas, mas quando se trata de Deus e da eternidade, tal atitude será definitivamente desastrosa. O apóstolo Paulo estava falando com o governador romano Félix acerca da “justiça, e da temperança, e do juízo vindouro”. Isso deixou o homem com medo, pois percebeu que havia negligenciado esses assuntos. Agora ele tinha a oportunidade de confessar suas falhas a Deus e receber o perdão. Mas ele não conseguia fazer isso. Foi só por falta de tempo? Todos são culpados diante de Deus; se desejamos escapar do julgamento que está por vir, devemos nos voltar para Ele e confessar toda a culpa de nossas vidas. Mas não precisamos ter vergonha de fazer isso. Deus já sabe tudo sobre nós. As pessoas só podem obter perdão quando se voltam para Deus com sinceridade, aceitando que Jesus Cristo, Seu Filho amado, morreu na cruz para levar sua culpa. E isso deve ser feito antes que ocorra o “juízo vindouro”. “Eis aqui agora o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2). Assim, do fariseu que lutou pelos privilégios especiais dos judeus, Paulo se tornou o apóstolo para as nações do mundo.

Continua