Tirou-os das trevas e sombra da morte; e quebrou as suas prisões.
Salmo 107:14
DEUS NOS LIBERTA
Álcool, esse vício comum, é como uma corrente de escravo! Quantos são incapazes de se libertar disso hoje em dia! Muitos suspiram sob essa opressão, mas o problema é se libertar.
Um homem de boa idade degradou-se gravemente por causa da bebida. Sua esposa o havia deixado, incapaz de viver com ele por mais tempo. Ele havia perdido o emprego, como costuma acontecer. Todos os seus amigos o abandonaram; eles simplesmente não conseguiam se dar bem com ele.
O álcool é um demônio maligno; ele destrói todas as relações humanas. Nada era sagrado para aquele homem. Tudo o que ele tinha era a garrafa da qual dependia e um colchão em um quarto vazio. O versículo de hoje realmente se aplicava a ele: ele estava em “trevas e sombra da morte”.
Nosso grande Deus, entretanto, viu seu estado miserável. Ele enviou homens que, compadecendo-se dele, o buscaram em seu quarto e o levaram a um centro de reabilitação administrado por cristãos. Só aí que ele percebeu o quão fundo havia caído e quanta miséria e provações ele havia causado a si mesmo e aos outros. Ele também compreendeu que o alcoolismo não é apenas uma doença ou um infortúnio que pode sobrevir a qualquer pessoa sem que seja por sua própria culpa. É um vício em que a culpa desempenha um papel – culpa que precisa ser confessada a Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Um milagre aconteceu: o homem confessou a Deus não apenas o domínio que o álcool exercia sobre ele, mas tudo o que ele havia feito. Deus, em Sua bondade, o salvou e o declarou livre de todos os pecados. Com a ajuda de amigos cristãos, ele se libertou de suas obsessões destrutivas.