Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

João 3:3

nascer de novo

O fariseu Nicodemos, que certa vez veio ter com Jesus à noite, fez-lhe uma pergunta importante: Como é possível que alguém “nasça de novo”? O que de fato é o novo nascimento?

O novo nascimento, muitas vezes chamado de regeneração, é produzido pelo Espírito Santo no coração de alguém que está aberto para receber a Palavra de Deus (cf. v. 5). Todo aquele que aceita o Senhor Jesus Cristo como Seu Redentor recebe a nova vida de Deus, a vida eterna (v. 16). Ele então pertence a uma “nova criação” e “nasceu de Deus” (cf. cp. 1:1213).

A conversão, voltar-se para Deus, é, até certo ponto, o lado humano, a regeneração, o lado divino da mesma ocorrência fundamental.

Em um antigo cemitério havia uma lápide com a inscrição: “X… nascido…, nascido de novo…”. Tendo recebido vida de Deus, o falecido era uma pessoa regenerada que experimentou o novo nascimento.

Quem nasceu apenas uma vez, morre duas vezes; e quem nasceu duas vezes, morre apenas uma vez. Ou seja, quem morre em seus pecados está sujeito não só à morte física, mas também à “segunda morte”, o lago de fogo, como ensina a Bíblia (cf. Apocalipse 20:1415).

A “segunda morte” não tem poder algum sobre os que nasceram de novo, pois todo aquele que crê em Cristo não entra em julgamento (cf. João 5:24). Quando seu corpo morre, o céu e a glória são sua porção eterna.