E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro. E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se.

Marcos 14:32-33

Getsêmani

Na última noite do Senhor Jesus, antes de Sua morte na cruz, o Getsêmani foi uma estação especial nos Seus sofrimentos. Depois que Ele celebrara a Páscoa com Seus discípulos, eles saíram da cidade de Jerusalém cruzando o ribeiro Cedrom e entraram no jardim do Getsêmani, aos pés do Monte das Oliveiras. O nome Getsêmani significa “prensa de azeite” – aparentemente havia ali uma prensa. Associamos dois pensamentos com a prensa de azeite. O lagar é uma figura de julgamento (Apocalipse 14:19). Isso nos faz pensar no julgamento de Deus que recairia sobre o Senhor Jesus um pouco mais tarde na cruz, por causa de nossos pecados, e que Ele já via diante de Si estando no jardim. Essas perspectivas causaram grande angústia em Sua alma, de modo que Ele “começou a ter pavor e a angustiar-se” e se voltou para Seu Deus e Pai em intensa oração. A prensagem das azeitonas produz o precioso azeite de oliva, que devia ser trazido ao santuário. O azeite tinha também um papel importante na oferta de alimentos (Êxodo 27:20; Levítico 2). Esta é uma indicação de que o sofrimento do Salvador, sob o julgamento de Deus, produziu o bem para Deus.

Admiramos a Cristo, que Ele estava disposto a ir ao juízo de Deus a fim de realizar algo precioso para Deus.

No jardim das Oliveiras ajoelhado;
Com Seu rosto coberto de suor,
sofrendo lá por teu pecado,
tal amor não te comove? Ernst Grote (18831915)