Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

Romanos 5:10

Salvação diária

Como crentes, sabemos que Deus nos salvou de uma vez para sempre. Mas vivemos em um mundo cheio de tentações, a carne está ativa em nós e Satanás é um adversário constante. Portanto, precisamos da salvação do Senhor todos os dias, uma salvação contínua em todas as circunstâncias de nossa vida. Agora o Senhor Jesus age em nosso favor como nosso Sumo Sacerdote no céu, a fim de nos conceder precisamente esta salvação. “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25). Esta salvação presente, que precisamos e recebemos como crentes, é fundada na morte de Cristo, como nossa salvação eterna, mas é concedida a nós por meio de Seu serviço sacerdotal para nós do céu. Somos, portanto, “salvos por sua vida”. Porque Ele vive para sempre, seremos “salvos ao máximo”, ou seja, completamente, até que o último inimigo seja derrotado e por toda a eternidade não precisaremos mais de salvação. Para que possamos experimentar essa salvação prática e diária, recebemos instruções por meio da Palavra de Deus. A Sagrada Escritura é capaz de tornar o crente “sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:15). Isso mostra o alcance da salvação que Paulo tinha em mente e enfatiza o significado da Sagrada Escritura em nossa vida diária. Esta salvação é nossa com base na atividade sacerdotal de Cristo por meio da Palavra de Deus e da habitação do Espírito Santo.