A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos.

Atos 2:23

O SALVADOR

A cruz e o Salvador que morreu nela estão no centro deste versículo: foi o ponto de virada da história mundial! Esta ocorrência é considerada sob dois pontos de vista distintos, cada um deles expresso resumidamente. O primeiro aspecto é: Deus o determinou; aconteceu de acordo com Sua presciência. A morte de Seu Filho na cruz foi fundamental para o plano de salvação de Deus. As pessoas hoje são salvas da condenação, porque Jesus Cristo sofreu aquela morte expiatória. E pela mesma razão o “determinado conselho de Deus” um dia será cumprido em toda a sua glória. No entanto, o segundo aspecto é igualmente verdadeiro: os homens O mataram. Deus deu Seu Filho por amor a nós, mas os homens O crucificaram por ódio, e eles são responsáveis ​​por isso. Ele foi pregado na cruz. A crucificação expressa o escárnio do homem por Sua glória. Aquele a quem os homens mataram era o “Príncipe da vida” (Atos 3:15). Se aqueles que ouviram Pedro na época desejassem ser salvos, eles (ou seja, o povo terreno de Deus, Israel) deveriam reconhecer que haviam crucificado seu Messias. E se desejamos ser salvos hoje, devemos confessar nossa parte na culpa: nossos pecados e nossas transgressões foram a razão da morte do Salvador. Que Deus ame Seus inimigos e dê Seu Filho por eles está além de nossa compreensão. Mas podemos aceitar Seu presente pela fé e adorá-Lo por isso!