Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Romanos 8:31
Deus é por nós!
Romanos 8 é um dos capítulos mais gloriosos da Bíblia e termina com um grande acorde final. Três vezes, nos últimos versículos, Paulo usa a expressão “por nós”, para mostrar o que Deus fez e está fazendo por nós – os crentes. Depois de mostrar nos primeiros capítulos de Romanos que Deus, como justo juiz, tinha que ser contra nós por causa de nossos pecados, Paulo agora declara triunfantemente que Deus é por nós. Deus ainda é o mesmo Juiz justo, mas Ele está do nosso lado agora. E se a mais alta autoridade no tribunal é por nós, então quem pode ser contra nós?!
O próximo versículo descreve a razão pela qual Deus é por nós agora. Ele mesmo colocou em ordem nosso relacionamento com Ele ao dar Seu Próprio Filho por nós. Na cruz, Deus não poupou Seu Filho, mas executou sobre Ele o terrível castigo dos nossos pecados. O Calvário é a maior prova de que Deus nos ama e agora olha para nós, os redimidos com prazer.
Terceiro, o Senhor morto, ressuscitado e glorificado está ativo no céu a nosso favor: “Cristo… o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós” (v. 34). Quando Paulo fala das dificuldades e perigos desta vida nos versículos seguintes, podemos ter certeza da ajuda do Senhor Jesus, que agora está atuando por nós crentes como Sumo Sacerdote e Advogado. Isso nos encoraja (Hebreus 7:2426; 1 João 2:1)! Quando contemplamos a grande salvação de Deus e a obra de Cristo por nós, carecemos de palavras adequadas de adoração; assim como Paulo, ficamos mudos de admiração: “Que diremos, pois, a estas coisas?”.