Eu, o Senhor, faço todas essas coisas. Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.
Isaías 45:7,6
(Leia Isaías 45:1-13)
O Senhor declarou que usaria Ciro para cumprir tudo o que lhe agradava (cp. 44:28). Este rei, que acabou com o cativeiro do povo na Babilônia, é chamado pelo nome muito antes do começo do cativeiro e, portanto, séculos antes de seu nascimento! A misericórdia de Deus manteve esse “salvador” na reserva, por assim dizer, durante toda a duração do castigo de Israel. Por meio dessa revelação pessoal de Ciro, o Senhor aproveitou a oportunidade para confirmar que não há Deus além dele (v. 5; 1 Coríntios 8:46; Efésios 4:6). E não é apenas aos judeus que Deus se fez conhecido, mas também aos gentios, grupo do qual fazemos parte. Muito antes de termos nascido, antes da criação do mundo, na eternidade, o meu e o seu nome já estavam na mente de Deus. Ele também determinou realizar tudo o que Lhe agrada por meio de nós no tempo certo… que é agora (Efésios 3:810). Será que cada um de nós, na situação em que vive e com as habilidades que possui, pode satisfazer a expectativa de Deus para nossa vida (Atos 13:36, em conexão com Davi)?
Os versículos 9 e 10, nos quais o apóstolo certamente estava pensando quando escreveu Romanos 9:20, confirmam a loucura dos que tentam contender com esse Deus Criador e Soberano.