E disse-lhe [a Jesus] um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza.

Lucas 12:13-15

INJUSTIÇA SOCIAL

A discussão sobre a divisão das riquezas é sempre um assunto atual. Seja entre os membros de uma família envolvendo uma herança, seja entre as classes sociais, seja entre as nações da Terra, é sempre o mesmo problema. Qual deve ser a atitude de um cristão em relação a tais conflitos? Certamente a do Senhor Jesus. Hoje podemos expressar a questão da seguinte forma: “Mestre, Tu não te preocupas com a injustiça prevalecente no mundo? Veja, meu vizinho tem abundância de riquezas; diga a ele para compartilhar comigo!”. A resposta do Senhor não seria diferente: “Quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?”.

Deus aprova a injustiça? De jeito nenhum! Pelo contrário, chegará o dia em que Ele estabelecerá um reino de justiça e paz em toda a terra. No momento, porém, neste mundo que rejeita ao Senhor Jesus e deseja viver separado de Deus, o cristão sabe que a injustiça não pode ser abolida. O egoísmo está no centro do coração humano. Mas “Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus” (1 Pedro 3:18).

Deus convida cada um a se arrepender e crer em Jesus para receber o perdão dos pecados, suas próprias instâncias pessoais de injustiça. Àqueles que creem, Ele dá uma nova natureza, com capacidade de amor e justiça irrestritos, para seguir o exemplo do Senhor Jesus, que “andou fazendo o bem” (Atos 10:38). “Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos” (Gálatas 6:10).