Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

Apocalipse 3:15

FÉ, AMOR, ESPERANÇA, CONHECIMENTO

Para andar o caminho de uma vida espiritual, a percepção espiritual é fundamental e indispensável. Mas devemos saber que a percepção e o conhecimento não são idênticos à fé, nem são princípios com força. Um não pode substituir o outro. Se nosso conhecimento da Bíblia e princípios morais sólidos não forem acompanhados de fé e poder espiritual, eles apenas produzirão um estado laodiceano, morno. E devemos ter cuidado com isso acima de tudo. O que é o espírito de Laodicéia além do orgulho de possuir princípios retos, enquanto há indiferença para com a honra e reivindicações do Senhor? (cf. Apocalipse 3:1422). Nas epístolas do Novo Testamento, é notável que não é o conhecimento dos crentes que está em primeiro plano, mas sua vida de fé, amor e esperança (por exemplo, 1 Tessalonicenses 13). Acaso não é o estado morno, produzido pela letargia espiritual, que o Senhor abomina? Não deveríamos, portanto, examinar seriamente até que ponto compartilhamos essa forma final de declínio dentro da cristandade? Quantas vezes somos advertidos a ser diligentes e contra a negligência! Devemos aplicar toda diligência para adicionar à nossa fé o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a piedade, a bondade fraternal e o amor, de modo que, em relação ao nosso conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, não sejamos estéreis nem infrutíferos. Do contrário, seríamos cegos e míopes, como Laodicéia, e teríamos esquecido que fomos purificados dos pecados anteriores (cf. 2 Pedro 1:511). Bem-aventurados aqueles cujo aumento de conhecimento anda de mãos dadas com um crescimento genuíno na fé, no amor e na esperança!