E, descendo eles para a extremidade da cidade, Samuel disse a Saul: Dize ao moço que passe adiante de nós (e passou); porém tu espera agora, e te farei ouvir a palavra de Deus.

1 Samuel 9:27

Como lemos a Bíblia?

Certa vez, o profeta Samuel se dirigiu a Saul com as palavras do texto bíblico acima. Ele tinha uma mensagem importante de Deus para aquele jovem: ele se tornaria o primeiro rei de Israel. Para receber essa mensagem, Saul precisava ficar quieto. Disto podemos aprender duas lições importantes para nossa leitura pessoal da Bíblia. É essencial que reservemos conscientemente um tempo para ler a Palavra de Deus. Não teremos nenhum proveito se simplesmente abrirmos a Bíblia e passarmos rapidamente pelo texto. Nem é algo que possamos fazer casualmente. Precisamos marcar um horário específico para essa atividade todos os dias. E devemos eliminar todos os fatores que possam nos perturbar, para que possamos estar ocupados com a Palavra de Deus em paz e sossego. Ler a Bíblia proveitosamente exige paz interior e concentração. Vamos, portanto, orar ao Senhor de antemão para que Ele acalme nosso espírito e nossos pensamentos. A Palavra de Deus é precisa em tudo o que apresenta. Portanto, vamos ler o texto com atenção e dedicação, mesmo que já o conheçamos. Então, descobriremos a riqueza de seu conteúdo e a maneira como ele atende às necessidades pessoais de nossa vida. O Senhor deseja nos abençoar sempre que lemos Sua Palavra. Se este for nosso pedido fervoroso, Ele nos concederá o tempo e a paz interna e externa para que recebamos Sua bênção.