[Jesus disse:] Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai, pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
Mateus 22:19‑21
DAR A CADA UM O QUE É DEVIDO (2)
“Dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra” (Romanos 13:7).
Deus não quer trabalho clandestino nem sonegação na declaração de imposto de renda. Mas a resposta do Senhor Jesus não terminou: “Deem a Deus o que é de Deus”.
Com isso, quer alcançar a consciência das pessoas. Afinal, o ser humano carrega a imagem de Deus em si; Deus o criou à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:27).
Por isso, o homem tem o compromisso de obedecer a Deus. Além disso, ao morrer na cruz, o Senhor Jesus conquistou para Si um direito adicional sobre a criação, o ser humano e sua obediência – Ele os comprou (cf. Mateus 13:44; 2 Pedro 2:1).
Mas só aqueles que creem no Senhor Jesus é que também foram redimidos por Seu precioso sangue. Sabem do alto preço que Ele pagou para tê-los, e esforçam-se para glorificar a Deus com sua vida (cf. 1 Pedro 1:18‑19; 1 Coríntios 6:20).
(Concluído)