Tão boa é a sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que veem o sol.

Eclesiastes 7:11

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ECLESIASTES (Leia Eclesiastes 7:1‑15)

O Pregador explorou o mundo. E o que ele viu por toda parte? Vaidade, sofrimento, desordem e loucura. Uma pergunta sempre esteve diante do sábio: Como se portar no meio deste estado de coisas que ele nada poderia fazer para mudar? Na forma de frases que trazem à mente o livro de Provérbios, Eclesiastes nos dá agora um conselho sábio e prudente.

Não devemos evitar a casa do luto (vv. 2‑4). Ela nos lembrará de nossa fragilidade e também nos fará pensar seriamente. Ela pode nos tornar mais sensíveis aos problemas dos outros e talvez nos dar palavras de solidariedade para dirigir ao Senhor os pensamentos da família e dos amigos do morto. Segue outro conselho – não seja apressado em seu espírito para irar-se. A ira frequentemente vem de um pensamento impetuoso e é companheira dos tolos (v. 9).

Não diga: “Por que foram os dias passados melhores do que estes?” (v. 10; Juízes 6:13). Não creia que é mais difícil seguir o Senhor hoje do que era nos dias de nossos pais ou de nossos avós. Os recursos que eles encontraram em Sua Palavra e na comunhão com Ele estão à nossa disposição para nos guiar neste mundo que não mudou nada moralmente.