Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.

2 Timóteo 4:11

SER ÚTIL

Nesta carta, que provavelmente seria sua última, o apóstolo Paulo volta a mencionar João Marcos. Este tinha acompanhado Paulo e Barnabé no começo da primeira viagem missionária, mas então voltara para casa. Embora naquela época Paulo tenha se recusado a levar Marcos novamente em outra viagem, nunca o perdeu completamente de vista. Durante sua prisão em Roma, mandou instruções aos colossenses em relação a Marcos (Colossenses 4:10). E agora ele ordena a Timóteo que o leve consigo a Roma. E ainda acrescenta: “porque me é muito útil para o ministério”.

Marcos era útil para o apóstolo Paulo. Ser útil para outro servo de Deus também é uma forma de servir ao Senhor. Há muitas formas pelas quais podemos apoiar a obra de Deus. Afinal, essa obra não consiste apenas de pregações ou aconselhamentos. Tudo o que apoia e promove o trabalho faz parte disso. A questão apenas é se vamos nos deixar usar dessa forma.

Nem todos querem servir. No entanto, a pergunta principal não é “o que eu ganho com isso?”, mas “o que posso dar?”. E isso não combina com um estilo de vida focado em posses e fama. No entanto, todo mundo pode servir. Não é uma questão de idade ou gênero, pois jovens e velhos, homens e mulheres são necessários — ainda que em atividades bem diversas. Além disso, há tarefas para cada tipo de talento. Servir também não é uma questão de formação ou de habilidade, mas, acima de tudo, de disposição. Vamos nos perguntar: será que Paulo poderia ter colocado o meu nome nessa frase? Será que ele poderia ter dito: “Você me é muito útil para o ministério”?