E disse-lhe: Toma estes utensílios, vai e leva-os ao templo que está em Jerusalém, e faze reedificar a casa de Deus, no seu lugar.

Esdras 5:15

O verdadeiro caráter da Igreja

No Antigo Testamento, uma única casa é denominada casa de Deus. Era o templo em Jerusalém. Agora, o templo de Salomão fora destruído como resultado da infidelidade da nação. Porém, quando o templo foi reconstruído sob a direção de Zorobabel, após o retorno do cativeiro na Babilônia, a Palavra de Deus fala acerca da reedificação da Sua casa “no seu lugar”. Deus reconhecia somente uma casa como sendo Sua casa: o templo, que ficava no local que Ele havia designado para ele (cf. 2 Cr 3:1). O Senhor Jesus também reconhecia esse edifício (na época, era o templo de Herodes) como a casa de Seu Pai.

Ainda hoje, há somente uma casa de Deus. É a Igreja de Deus, a totalidade das pessoas redimidas, que existe desde Pentecostes. Sendo assim, os crentes até hoje devem se reunir de acordo com os princípios do Novo Testamento.

Sobre os crentes nos dias dos apóstolos, foi escrito: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (At 2:42). Eles se reuniam para receber ensino da Palavra, para celebrar a Ceia do Senhor e para orar. Temos essas práticas hoje? Se não, devemos nos deixar incentivar pelos judeus tementes a Deus no livro de Esdras e reconstruir a casa de Deus “no seu lugar” na prática. Onde os crentes se reúnem como igreja, conforme o modelo do Novo Testamento, há um testemunho visível da casa de Deus na terra.