Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome.
João 1:12
Novo nascimento
Quando uma criança nasce, os pais precisam registrar seu nome e data de nascimento oficialmente no cartório. A Bíblia nos ensina que, do mesmo modo, para ser registrado como membro da família de Deus, é necessário o novo nascimento. Então, nosso nome estará no “livro da vida”, o registro oficial do céu, no qual Deus inscreve aqueles que crerem no Seu Filho e tiverem aceitado o Senhor Jesus pessoalmente como seu Salvador.
“A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus”. Esse é um direito, porém está fundamentado exclusivamente na obra expiatória de Cristo e não em qualquer mérito próprio. Não sou cristão por ser moralmente melhor ou mais religioso do que outros, e sim porque existe um relacionamento entre mim e o Senhor Jesus.
O cristianismo não é, como muitas vezes se pensa, um conjunto de cerimônias, dogmas e regras. É o conhecimento de Jesus Cristo, um vínculo entre Ele, que deu Sua vida, e nós, que a recebemos. Esse vínculo ou relacionamento é estabelecido de uma vez por todas na nossa conversão. Tendo reconhecido que somos pecadores, aceitamos pela fé a salvação gratuita que o Senhor Jesus nos oferece, o valor integral da Sua morte na cruz para apagar nossas transgressões. Ser cristão significa honrar nosso Senhor por uma conduta que seja digna dEle. Também significa ser ensinado a viver, conforme o apóstolo Paulo diz: “Para mim o viver é Cristo” (Fp 1:21).
