Disse-lhe Jesus [a Tomé]: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

João 14:6

O caminho, a verdade e a vida

O Senhor Jesus é o caminho. No jardim do Éden, Adão e Eva viviam em perfeita harmonia com Deus. Eles desfrutavam de Sua rica bênção sem que nada a obscurecesse. No entanto, esse relacionamento feliz foi destruído pelo pecado. A partir daí, o acesso a Deus foi barrado, uma vez que a associação entre o Deus de toda santidade e o ser humano pecaminoso é impossível. Porém, Jesus Cristo veio para abrir o caminho para Deus a nós. Ele morreu na cruz pelos pecados (cf. 1 Pe 3:18).

O Senhor Jesus é a verdade. Quando Satanás apareceu no jardim do Éden na forma de uma serpente astuta, ele persuadiu o casal a crer na sua mentira de que não havia nenhum perigo envolvido em ser desobediente: a ameaça de julgamento de Deus não iria se concretizar. Na cruz do Gólgota, porém, a verdade claramente veio à tona. Quando Cristo suportou o julgamento que os pecadores mereciam, Ele provou que Deus não pode simplesmente ignorar o pecado. A santidade de Deus requer a punição da desobediência e de todo mal.

O Senhor Jesus é a vida. Satanás levou Adão a desobedecer; consequentemente, todos foram arrastados para a morte: “Como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” (Rm 5:12). No entanto, por meio de Seu sacrifício expiatório na cruz, Jesus Cristo liberta a todos os crentes da morte, concedendo-lhes a vida eterna. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 6:23).