Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Mateus 5:48

Ninguém é perfeito

Diz o ditado que ninguém é perfeito. Todos nós sabemos disso muito bem. Porém, isso não nos autoriza a cometer pecadinhos que tendem a apagar a distinção entre certo e errado na vida cotidiana.

Quando o Senhor Jesus disse: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”, não baixou o padrão que devemos seguir, não importa quais sejam as nossas fraquezas. Porém, como podemos alcançar tal objetivo? Como podemos comparecer diante de Deus com nossa “imperfeição”? Algumas pessoas imaginam que boas obras compensam o mal, como tentar justificar excesso de velocidade andando abaixo do limite permitido pelo restante da viagem.

A solução é bem diferente. O Senhor Jesus perdoa nossos pecados se os reconhecermos e nos justifica diante de Deus. É Ele quem concede a vida divina, vida em perfeição.

Depois, Ele gradativamente guia o cristão por meio de Seu Espírito e de Sua Palavra em direção a tudo que é bom. Assim, na nossa experiência diária, se estivermos envolvidos com Ele, podemos tender à perfeição, a saber, aquela do próprio Senhor Jesus.

A vida cristã é uma batalha com vitórias e derrotas, mas não nos deixemos desanimar. Vamos nos motivar ao amor fraternal e a boas obras, “admoestando-nos uns aos outros” e muito mais ao vermos “que se vai aproximando aquele dia” (Hb 10:25). Em breve, estaremos com o Senhor Jesus no céu; isso será a perfeição absoluta.