Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.

João 12:35

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS (Leia Jeremias 46:1-19)

Como Isaías em seu livro do capítulo 13 em diante, Jeremias agora é levado a profetizar contra as nações. A primeira é o Egito, onde o povo pensou que encontraria refúgio. Terríveis juízos estão prestes a cair sobre este tipo de mundo idólatra. Lembremo-nos das palavras do Novo Testamento a respeito deste mundo, o qual passa (1 Jo 2:17) e da aparência deste mundo que também passa (1 Co 7:31).

O rei do Egito é objeto de uma comparação dura e irônica: “Faraó… é apenas um som” (v. 17 – ERC). Um som pode assustar um pouco, mas nada mais é que algo de curta duração e inútil. Quão grandes, e não tão grandes personalidades deste mundo, não são nada mais do que um «som» passageiro! Jornais desta semana dedicam a elas colunas inteiras, na semana seguinte já não são notícia e logo terão caído no esquecimento.

Outra triste palavra é adicionada acerca deste Faraó: como seu antepassado distante em Êxodo que tinha endurecido o seu coração, este homem «deixou passar o tempo adequado» (v. 17; veja Jo 12:35). Caros jovens leitores, esse é um pensamento muito sério. O tempo de se converter, o tempo para servir ao Senhor aqui na terra, o tempo também para responder ao convite de Lucas 22:19, é agora — não deixe que esses tempos passem por você!