Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.

1 Coríntios 15:20

Cristo, as primícias dos que partiram

Os cristãos também lamentam quando perdem, pela morte, um ente querido para sempre, no que diz respeito a esta vida na terra. No entanto, os filhos de Deus não lamentam como outros que, por não conhecerem a Deus, não têm esperança.

Não é um consolo glorioso ver na Sagrada Escritura o relacionamento especial entre o Senhor ressurreto e Seus santos que partiram? As primícias de uma nova colheita testificam que a colheita já começou e que uma grande quantidade de frutos virá em seguida. Cristo, “as primícias dos que dormem”, ressuscitou e é a garantia de que um grande número de redimidos que já partiram em breve O seguirão.

Quando baixamos os restos mortais de nossos entes queridos à sepultura, nosso primeiro pensamento é que seu espírito e sua alma estão com o Senhor. Porém, o seu corpo sem vida também é santificado e pertence ao Senhor. Ao enterrá-lo, o fazemos confiando plenamente na promessa dEle, pois Ele disse: “Porque eu vivo, e vós vivereis” (Jo 14:19).

Nosso Redentor e Senhor ressurreto pode vir do céu mesmo hoje. Então, o primeiro ato de Seu poder consistirá em despertar aqueles que dormiram nEle, assim como Ele foi ressuscitado pela glória do Pai (cf. Rm 6:4). Com os santos que estiverem vivos, eles ascenderão até o Senhor para estar com Ele, “as primícias dos que dormem”, por toda a eternidade.