Não obedeceu, pois, Joanã, filho de Careá, nem nenhum de todos os capitães dos exércitos, nem o povo todo, à voz do Senhor, para ficarem na terra de Judá.

Jeremias 43:4

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS (Leia Jeremias 43:1-13)

Voltando-se para Jeremias, o povo tinha solenemente assumido ouvir a voz do Senhor, “seja ela boa, ou seja má” (42:6). A resposta do Senhor não poderia ser mais clara: eles não deviam partir. Mas essa ordem não se encaixava com as intenções secretas de Joanã e seus companheiros. Eles a si mesmos se enganaram (42:20), e estavam determinados a ir para o Egito. O capítulo 41:17 nos mostra que eles já tinham planejado isto quando chegaram em Gerute-Quimã, mesmo antes de consultar a Jeremias. Isto não é zombar de Deus, querer conhecer qual é a Sua vontade, mas tendo planejado de antemão o que você pretende fazer? Infelizmente tal desonestidade acontece mais frequentemente do que pensamos, e todos nós precisamos ter cuidado com o nosso coração enganoso (17:09).

Mais uma vez Jeremias sofre injustamente. Ele é acusado por estes «homens orgulhosos» de mentir e fazer com que o povo seja escravizado e morto. Este homem, ao contrário, mostra a extensão de seu amor pelo povo ao acompanhá-lo em sua desastrosa jornada.

Eles planejaram se esconder, mas é ali exatamente o lugar onde Nabucodonosor irá apanhá-los (v. 11). Medidas tomadas por falta de fé muitas vezes nos colocam face a face com o problema que queríamos evitar.