Mas disse Gedalias, filho de Aicão, a Joanã, filho de Careá: Não faças tal coisa; porque falas falsamente contra Ismael.

Jeremias 40:16

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS (Leia Jeremias 40:11-16; 41:1-10)

Com a destruição de Jerusalém e a captura de seu último rei, Nabucodonosor suprimiu qualquer possibilidade de revolta no reino de Judá. Ele, no entanto, deixou certo número dos habitantes mais pobres para que o país não fosse desperdiçado e colocou a cargo deles Gedalias, um governador popular entre o povo. Vemos o Senhor, durante este tempo, guardando graciosamente essas pessoas que escaparam do cativeiro, dando-lhes boas colheitas (v. 12; veja Pv 30:25).

Infelizmente este período favorável não perdura. Deus, que conhece os seus corações, permite outros eventos trágicos, para mostrar ao povo a sua condição. Um dos antigos inimigos de Israel, o qual consideravam como tendo sido dizimado, reaparece – o rei dos filhos de Amom (v. 14). Ele ainda está muito vivo e seus planos malignos não foram alterados; a fraqueza do povo dá-lhe agora a oportunidade de mostrar isso. É assim mesmo que Satanás age, nosso grande adversário. Ele nunca desiste e está sempre em busca de aproveitar as coisas que enfraquecem nossa resistência (cansaço, a preguiça, descuido…).

Com a ajuda de Baalis, Ismael, sem dúvida com inveja do poder de Gedalias, organiza uma covarde conspiração para assassiná-lo e os judeus que estão com ele em Mizpá.