Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

João 3:18

Duas classes de pessoas

Em muitos países, hoje em dia, as diferenças culturais entre povos e nações são toleradas e qualquer forma de discriminação depara-se com severa oposição. Muitas pessoas pensam que toda forma de cultura deve ser reconhecida e respeitada. Entretanto, algo é interessante: para Deus, essas distinções não têm nenhuma relevância. Para Ele, há somente duas classes de pessoas: crentes e descrentes. No Antigo Testamento, esses dois grupos são chamados de «justos» e «ímpios».

Aqueles do primeiro grupo não são justos por estarem isentos de falhas ou terem conquistado sua justiça por meio de uma vida piedosa. Deus os vê como tais porque eles fizeram o que é certo aos Seus olhos. Eles admitiram francamente que são pecadores perdidos e agora confiam plenamente na graça e misericórdia de Deus. Eles aceitaram o julgamento que Deus impôs à humanidade na Bíblia e obedeceram à Sua Palavra. Eles fizeram o que Ele exigiu: «Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo» (At 16:31). Os descrentes são «ímpios» primariamente pelo fato de terem ignorado a Deus e Sua Palavra.

Essa divisão de pessoas em duas classes se estende para além da morte. Quem tiver aceitado a Cristo durante a sua vida pela fé será levado a Ele quando morrer. Após a morte, os descrentes se encontrarão no lugar de tormento, o Hades. E quando todos que tiverem morrido ressuscitarem, continuará havendo essa distinção. O primeiro grupo ressuscitará para a vida, os outros para julgamento (cf. Fp 1:23; Lc 16:23; Jo 5:28-29).